Tire suas dúvidas conosco

 

WhatsApp: (12) 99102 7272 | (12) 98279 9157

 

E-mail: contato@dslconsult.com.br

 

 

 

Descrição: Através do Laudo Técnico de Avaliação que as especificações quanto ao ambiente operacional da área da saúde são seguidas, levando em consideração as leis, portarias e resoluções de órgãos competentes do país...

 

O QUE É LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO E COMO OBTÊ-LO?

Atualmente diferentes tipos de estabelecimentos, assim como produtos, precisam ser certificados de forma adequada, principalmente no que se refere à saúde do usuário. Por isso estabelecimentos como restaurantes, hospitais, indústrias alimentícias, medicamentos, produtos para saúde, cosméticos e de saneantes, assim como outros estabelecimentos que prestam serviços na saúde precisam tomar certos cuidados e terem certificações específicas do setor, a fim de evitar contaminações que poderiam causar algum efeito adverso a população.

Para evitar esses problemas, todos os estabelecimentos e empresas precisam obter o Laudo Técnico de Avaliação, o LTA, que é basicamente um processo, composto de projeto arquitetônico e memoriais, elaborado normalmente por um arquiteto ou engenheiro civil, com conhecimentos específicos da área regulatória. Através do Laudo Técnico de Avaliação que as especificações quanto ao ambiente operacional das empresas da área da saúde são seguidas, levando em consideração as leis, portarias e resoluções de órgãos competentes do país, que são usadas para avaliar e aprovar as determinações de uma edificação que abrigará as atividades sob o controle da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária regulamenta algumas ações para os estabelecimentos estarem de acordo com os procedimentos, e o Laudo Técnico de Avaliação é a primeira etapa a ser executada para o estabelecimento obter a Licença Sanitária. De forma prática, o LTA descreve através de projetos arquitetônicos e memoriais, as atividades que serão desenvolvidas no local. Esses relatórios são enviados para a Vigilância Sanitária (ANVISA) ou órgãos públicos do âmbito municipal e/ou estadual que representam os procedimentos da ANVISA e, depois de aprovados, o estabelecimento estará credenciado e poderá passar por mais uma etapa na Licença Sanitária.